fbpx
ambientes

10 formas de melhorar a sua saúde e a dos ambientes através das plantas.

O contato com a natureza nos conecta com a paz interior. Para a Freedom Walls, conectar-se com a nossa própria paz interior significa sentir-se livre.  E é essa a nossa busca constante. Depois de anos vividos na Austrália , hoje nossa intenção tornou-se proporcionar o bucolismo neozelandês e seus benefícios, proporcionando à sociedade urbana o privilégio de reconexão com a natureza.

Nosso propósito  é trazer a natureza para as cidades, oportunizando a interação das pessoas com a natureza sem que elas precisem se deslocar e transformando ambientes. Seja pelo visual, mas também pela harmonia e bem-estar que os Jardins Verticais Naturais  são capazes de proporcionar aos espaços e à quem neles transita. Sendo assim, acreditamos que ambientes verdes, ricos em natureza e cheios de vida, criam uma atmosfera relaxante, trazendo saúde para quem os frequenta. Por exemplo, ao realizar a fotossíntese, plantas liberam oxigênio e umidade no ar, fenômenos como esses são capazes de reduzir a fadiga, resfriados e dores de cabeça.

Se interessou? #RespireFreedom  e vem com a gente saber um pouco mais sobre os benefícios comprovados cientificamente que as plantas podem trazer para os ambientes e para saúde das pessoas que neles convivem!

1. REDUÇÃO DOS POLUENTES AR

A jiboia, que está presente em vários Jardins Freedom, é um exemplo de planta de uso comum que tem a capacidade de reduzir significativamente a emissão de poluentes do ar como o formaldeído e o monóxido de carbono.

2. Aliadas de pessoas com doenças respiratórias

Plantas demonstram-se grande aliadas de pessoas que sofrem de doenças respiratórias crônicas, como bronquite, por exemplo. Além de diminuir o depósito de poeira em até 20%, de acordo com pesquisa científica, folhagens tem a capacidade de elevar significativamente o nível de umidade de espaços internos, tornando-os mais confortáveis. A umidade do ar do ambiente interno de um prédio é capaz de aumentar de 30% para 60% com a presença de plantas em seu interior.

Freedom_fotos_80

3. Plantas e a redução de ruídos acústicos

Já pensou em melhor a acústica de seus ambientes com nossos Jardins Verticais Naturais ? É cientificamente comprovada a capacidade das plantas de refletir, difratar ou absorver sons. Em geral, sabe-se que plantas funcionam muito bem reduzindo a frequência de som em lugares com superfícies duras e carpete. Essa interferência pode ser variável de acordo com fatores externos como o local da planta, o tamanho do espaço e a frequência do som.

4. Economia de energia e redução de impacto ambiental

Dentre um dos bônus que a presença de plantas pode trazer à sua casa e/ou ao seu trabalho é a economia de energia que acontece através da redução de radiação solar e da temperatura. Essa informação torna-se de grande relevância quando pensamos em espaços coorporativos  que se tem uma grande demanda do uso de ar condicionado. E para além da redução de energia elétrica, consideramos também a redução do impacto ambiental, já que a climatização acontece de forma natural.

5. Leveza e tranquilidade no seu lar e/ou seu local de trabalho

Tem algum canto que você sente vontade de elevar a energia? Existem várias pesquisas científicas que confirmam que a interação com plantas é capaz de aumentar significativamente a sensação de bem-estar. O trabalho constante com computadores pode se tornar estressante em muitos momentos. Porém, segundo estudos, pessoas trabalhando nesse tipo de ambiente com a presença de plantas, relatam maior nível de atenção e concentração. Sentindo-se mais despreocupadas e alegres.

6. Redução do estresse

Quantas vezes depois de uma semana estressante nossa vontade é de ir pra praia ou pra montanha se reconectar com a natureza? Jardins Verticais  são a possibilidade de trazer a natureza para dentro da cidade, criando esse vínculo de conexão com sua paz  interior e, consequentemente, redução de estresse. Estudos recentes mostraram que pessoas se recuperam de situações estressantes com maior velocidade quando são expostas a imagens da natureza do que a imagens de ambientes urbanos. Outro fato interessante, apurado através de uma pesquisa científica é que, colaboradores demonstraram redução de estresse quando colocados em áreas na presença de plantas, mesmo com elas fora de seu campo de visão.

freedom-walls_jardim-vertical_37_Maka-wai_Claw-Motobombas_70 copy

7. Rodeie-se de natureza e torne-se mais produtivo

Ter uma área verde  em casa e/ou no seu trabalho também pode aumentar sua produtividade! Analisando fatores como concentração visual, processo de análise mental e destreza manual soube-se que somos capazes de responder significativamente mais rápido com plantas no ambiente. É comprovado também que a fadiga mental reduz quando estamos em locais rodeados de natureza. Melhorando também, a cognição e a performance, plantas são capazes de aumentar a retenção da memória em até 20%. Ter plantas no espaço de trabalho faz com que trabalhadores melhorem seu desempenho em atividades manuais.

8. Auxílio natural na recuperação de doenças

Durante o acompanhamento de pessoas com problemas de saúde, constatou-se que, aquelas que são expostas à ambientes ricos em natureza recuperam-se mais rápido e melhor. Outro fator positivo e relevante de ser citado é que a tolerância para dor também aumenta quando estamos em ambientes com plantas. Elas podem trazer também benefícios estéticos e decorativos, embelezando ambientes, auxiliando a mente a não focar no desconforto.

9. Saúde mental, acolhimento e sensação de conforto

O cuidado e a manutenção de plantas e folhagens são capazes de despertar sentimentos como amorosidade. Quem já não se sentiu melhor depois de regar as plantas da casa ou cuidar da horta? Um ambiente repleto de verde traz felicidade e revitaliza quem nele convive, trazendo efeitos positivos para saúde psíquica. Em um estudo psicológico, confirmou-se que indivíduos que convivem com a natureza tem uma perspectiva mais positiva da vida. A conexão com a natureza também é capaz de nos energizar a nível de aumentar nossa vitalidade e ânimo.

10. Melhora nos relacionamentos

O que muitos sentem mas não percebem é que a convivência com plantas aumenta nosso nível de compaixão e, consequentemente, a amorosidade entre as pessoas. Estudos demonstraram que aqueles que vivem em maior contato com a natureza apresentam maior facilidade em se conectar e aprofundar suas relações sociais, tornando-se assim seres mais empáticos e amorosos.

Unindo tecnologia e engenharia, nossas paredes verticais tem o dom de promover vivências e experiências inéditas nos locais onde são instaladas. Se quiser saber mais sobre a potência dos benefícios associados ao convívio com plantas, acesse aqui o link para o nosso ebook sobre Benefícios Associados ao Convívio com as Plantas, compartilhe esse conteúdo com alguém que possa se interessar e #RespireFreedom.

Vivi Lunelli_1

Compartilhe

Posts RELACIONADOS

Hera

Hera e sua abundância em propriedades medicinais

Dando sequência às nossas postagens de apresentação das plantas presentes em nossos Jardins Verticais Naturais temos a Hera. Conhecida cientificamente como Hedera helix L., é uma planta da família das Angiospermas, originária da Europa Central e Ocidental.

Jaraguá do Sul – Santa Catarina
(47) 98828 6877
jardinsverticais@freedomwalls.com.br
Jaraguá do Sul – Santa Catarina
(47) 98828 6877
jardinsverticais@freedomwalls.com.br