fbpx
Hera

Hera e sua abundância em propriedades medicinais

Dando sequência às nossas postagens de apresentação das plantas presentes em nossos Jardins Verticais Naturais temos a Hera. Conhecida cientificamente como Hedera helix L., é uma planta da família das Angiospermas, originária da Europa Central e Ocidental. Suas folhas, que tem a capacidade de se agarrarem em outras árvores e muros, deram a ela a fama de planta trepadeira. Mas as características da Hera vão muito além dos aspectos técnicos. A Hera é uma planta que atrai a muita atenção pois atua tanto no campo físico como no espiritual.

 

Você sabia que, de acordo com historiadores, povos que habitavam a Grécia, o Egito e a Índia utilizavam a Hera durante cultos religiosos? Essa planta possui alta capacidade de purificação e atração de prosperidade. Na Grécia antiga, noivas carregavam um buquê feito de Hera para simbolizar fidelidade e boa sorte para a união. A Hera é símbolo da força vegetativa e do poder da persistência do desejo. Ela pode simbolizar também características como a amizade, a fidelidade e até mesmo o significado da imortalidade.

Além disso, a Hera é uma planta que atrai bem-estar e é muito indicada por mestres do Feng Shui para se ter em casa. Inclusive, ela faz parte da lista criada pela NASA, em 1984, das plantas que são capazes de limpar, purificar e revitalizar o ar de ambientes fechados. Ela possui capacidade de absorver substâncias tóxicas e irritantes, como formaldeído e muitos outros. Incrível, né?

Hera também é frequentemente utilizada de forma medicinal. O uso desta planta ainda pode trazer benefícios como:

  1. Expectorante

Por conter saponinas, alfa-hederina e hederogenina, que são compostos que atuam nos brônquios inflamados, a Hera favorece sua expansão e expulsão das secreções, além de aliviar a tosse. Dessa forma, o extrato de Hera poderia servir em caso de bronquite e tosse aguda, diminuindo os sintomas.

  1. Combate de infecções

O extrato de Hera tem efeito sobre infecções causadas por bactérias, fungos e parasitas, pois contém saponinas, alfa-hederina e acetilenos falcatinol e falcarinona. Os quais ajudam a tratar infecções por Staphylococcus aureus, Salmonella, Shigella, Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa e Candida sp.

  1. Aliviar a dor e a inflamação

O extrato etanólico e purificado de Hera têm demonstrado reduzir a inflamação devido à presença de compostos hederacosídeo C e saponinas, os quais aliviam os sintomas de inchaço e dor.

  1. Previne doenças do fígado

Os compostos alfa-hederina e as amidas presentes nas folhas de hera têm demonstrado ação protetora do fígado contra o uso de medicamentos metabolizados nesse órgão, como o paracetamol. Evitando o dano hepático, previnem a sua deterioração e o surgimento de doenças, como a insuficiência hepática, por exemplo.

  1. Combate a insuficiência venosa

As saponinas e alfa-hederina encontradas na Hera, possuem propriedades lipolíticas, ou seja, ajudam a evitar o acúmulo de gordura no sangue e nos vasos sanguíneos, além de ajudar na absorção de outros compostos.

 

Além das indicações acima, a Hera também pode ser utilizada no controle de crises de asma e bronquite; na redução de celulites e de calos; na aceleração da cicatrização; no auxílio de tratamento de gota e reumatismos; no tratamento de queimadura; na amenização de dores e ainda como calmante natural.

Mas cuidado! Não é possível utilizar a planta in natura, já que todas as partes da Hera fresca são tóxicas. Assim, o consumo da Hera só é recomendado quando a planta se encontra na composição de medicamentos prontos, já que os laboratórios isolam os componentes que podem ser consumidos. Então nada de coletar as folhas dessa planta do seu Jardim Freedom, hein? E você? Gostou de se informar sobre as propriedades da Hera? Fique de olho no nosso Blog e acompanhem mais curiosidades sobre as plantas utilizadas em nossos Jardins Verticais Naturais !

Compartilhe

Posts RELACIONADOS

Você já ouviu falar em Design Biofílico? Sabe o que isso significa?

Sendo assim, o Design Biofílico trata-se da utilização da natureza em ambientes urbanos, com a finalidade de trazer mais conforto e qualidade de vida. É o que fazemos aqui na Freedom Walls transformamos ambientes e a vida das pessoas que neles habitam através do poder da natureza e do contato com as plantas

Jaraguá do Sul – Santa Catarina
(47) 98828 6877
jardinsverticais@freedomwalls.com.br
Jaraguá do Sul – Santa Catarina
(47) 98828 6877
jardinsverticais@freedomwalls.com.br