fbpx

Maranta Triostar: a planta rezadeira

Hoje damos início aqui no blog à uma série que abordará as plantas presentes em nossos Jardins Verticais Freedom. E estreando temos a Maranta Triostar! Querida por muitos, essa planta apresenta um desenho único em cada uma de suas folhas e também uma enorme variação de cores: verde, bege e rosa deixam-a mais encantadora ainda! De acordo com o Feng Shui, Marantas tem a habilidade de trazer proteção energética e favorecem a espiritualidade.

Popularmente, essa planta é conhecida por uma inúmera variação de nomes, entre eles: Maranta Triostar, Maranta Tricolor, Calathea Triostar ou Calathea Tricolor. Tecnicamente, ela também não é uma espécie do gênero Calathea. O nome científico correto da Maranta é Stromanthe thalia ‘Triostar’, sendo uma espécie da família Marantaceae, bastante comum no continente americano e no Brasil.

 

Um fator que a torna mais especial ainda é que suas folhas fazem uma espécie de dança: de dia se abrem para receber luz e à noite se fecham, dando a aparência de um par de mãos em oração. O que fez com que nossa Maranta seja conhecida popularmente também como planta rezadeira

Por ser uma planta tropical brasileira, a Maranta gosta mais de ambientes com bastante umidade. Porém, tenha cuidado! Suas raízes não devem ser encharcadas de forma alguma. Em períodos mais secos, é possível ajudá-la usando um nebulizador, borrifando água nas folhas ou mesmo criando um ambiente úmido próximo a ela. Também é ótimo encher um pratinho com pedras ou argila expandida, colocar água e assim, a água vai evaporando e umidificando o ambiente.

As regas da Maranta Tricolor devem ser mais frequentes, até mesmo diárias nos meses mais quentes do ano, sendo reduzidas durante o inverno. O solo deve permanecer sempre levemente úmido, sem excessos. Um sinal de que a planta está se ressentindo da falta de água é observado através das pontas de suas folhas, que secam. 

A Maranta, brasileira como ela é, está mais acostumada com o calor. Esta é mais uma razão para seu sucesso como planta de interiores, em ambientes que possuem temperaturas amenas e constantes ao longo de todo o ano. O único porém é que, sob estas circunstâncias, ela dificilmente florescerá. Em seu habitat natural, a planta produz inflorescências similares àquelas apresentadas pelas bromélias, em tonalidades de pink. Mas vamos combinar que as folhagens já são incríveis, que com ou sem flor a Maranta é linda! 

Você ficou aqui imaginando como é difícil ter uma Maranta Tricolor? Não se preocupe! Nossos Jardins Verticais Naturais  são feitos com o Sistema Conecta®, as regas são automatizadas e não tendo acúmulo de água. Você não precisa regar e não terá nenhum trabalho com manutenção. Além disso, nós, da Freedom Walls contamos com uma equipe super preparada para fazer manutenção e verificar a saúde das plantinhas, mantendo-as sempre fortes e felizes no seu ambiente. Incrivel né? E você por aí? Ficou com vontade de ter um Jardim Vertical de Marantas embelezando o seu ambiente? Entre em contato conosco.

Compartilhe

Posts RELACIONADOS

Hera

Hera e sua abundância em propriedades medicinais

Dando sequência às nossas postagens de apresentação das plantas presentes em nossos Jardins Verticais Naturais temos a Hera. Conhecida cientificamente como Hedera helix L., é uma planta da família das Angiospermas, originária da Europa Central e Ocidental.

Jaraguá do Sul – Santa Catarina
(47) 98828 6877
jardinsverticais@freedomwalls.com.br
Jaraguá do Sul – Santa Catarina
(47) 98828 6877
jardinsverticais@freedomwalls.com.br