fbpx

A tecnologia que une engenharia e sustentabilidade nos Jardins Freedom.

A história da Freedom Walls  já conta com alguns anos de caminhada, na busca por trazer maior qualidade de vida aos ambientes urbanos através dos Jardins Verticais. Tudo começou do outro lado do mundo, na Oceania, mais precisamente na Nova Zelândia. Com o encontro do casal de engenheiros fundadores da Freedom Cris e Flávia, que buscavam unir tecnologia, engenharia e sustentabilidade no mesmo projeto. E não é que essa dupla genial conseguiu desvendar esse desafio? Hoje, seis anos depois, os Jardins Verticais Naturais já embelezam dezenas de ambientes Brasil afora, estando presentes em 10 cidades e em 3 estados.  Por trás de cada Jardim Vertical Natural  existe muita tecnologia  envolvida. 

Nossos dois anos iniciais foram dedicados à pesquisa e protótipos até atingirmos o resultado do Sistema Conecta ®  – que está por trás de todos os Jardins Verticais Naturais da Freedom. Nossas pesquisas deram-se na busca por um sistema prático e de baixa manutenção, com o objetivo de que as pessoas pudessem aproveitar e extrair o melhor do convívio com a natureza, sem estresse e fornecendo tudo que o Jardim Freedom precisasse de forma automática. O Sistema Conecta ® trata-se de um modelo patenteado de vasos próprios, com baixa manutenção, facilidade da troca de plantas, livre de infiltrações e hoje ele está transformando o mercado de Jardins Verticais Naturais

Nisso, tivemos uma trajetória inicial de dois anos, criando e transitando por diferentes protótipos. E posteriormente, passamos oito meses em testes com nosso protótipo escolhido. Estudamos a forma, o material e a inclinação ideal para que os vasos não acumulassem água, sucedendo assim, na decorrência da morte das plantas. E também, para evitar a ocorrência de infiltrações no local – um dos grandes desafios de jardins verticais, que estávamos propostos a transformar.  Além disso, precisávamos desenvolver um sistema de gotejamento que fosse em volume ideal para que diferentes plantas recebessem água na quantidade certa e de forma automática. 

Ajustando o nosso processo de irrigação, foi necessário que pensássemos no material a ser utilizado. Decidimos então, desenvolver nosso trabalho de uma maneira mais sustentável, escolhendo um material que fosse reciclado – uma alternativa para redução do consumo de plástico, que é tão utilizado ultimamente e demora muito tempo para se decompor na natureza. Cada vaso do Sistema Conecta ®  é capaz de retirar da natureza o equivalente a 60 tampas de garrafas PET.  Sabendo que contamos com 36 vasos de planta por m², é impressionante o impacto que a construção de um Jardim Vertical é capaz de reduzir no ambiente. Além do plástico também adicionamos aditivos anti-UV na fórmula, para proteger da luz ultravioleta, garantindo assim maior longevidade ao sistema. 

Com o material definido, iniciou-se outra pesquisa afim de descobrir qual seria a cor ideal para a camuflagem inserida no meio de diferentes plantas. Sendo assim, nossa ideia inicial foi de fazer nossa estrutura em verde, mas depois de muitos testes, nossa decisão foi optar pelo marrom tabaco. Que consegue se camuflar, dando o destaque que desejávamos às plantas. Outro pré-requisito que tínhamos era proporcionar a transformação imediata nos ambientes em que nossos Jardins Freedom fossem instalados, ou seja, queríamos que ao montar o jardim as plantas já tivessem crescidas e ambientadas no Sistema Conecta ®, de forma que elas não precisassem crescer para preencher o jardim e dar o resultado que queríamos. Assim, contamos com um espaço para preparo antes da montagem em nossa sede. O processo compreende o recebimento das mudas das plantas e depois o transplante para os vasos do Sistema Conecta ®, onde elas têm a oportunidade de crescerem ambientadas nos vasos com a mesma inclinação e serem cuidadas durante todo o seu desenvolvimento, para enfim chegarem fortes e saudáveis no Jardim Vertical Natural de seu ambiente doméstico ou coorporativo. Trazendo beleza, vitalidade, paz de espírito e conexão com a natureza à espaços urbanos. 

Além disso, era de nosso desejo que o sistema contasse coma facilidade no momento da troca das plantas, de forma que sempre que alguém sentisse o desejo pudesse trocar o grafismo por outro, substituindo as plantas quando fosse de sua vontade. Para isso, foi pensada e concebida uma estrutura de porta-vasos fixos em que cada vasinho de planta encaixasse, que permite a retirada e a troca de um por outro.  

Como temos enquanto principal objetivo levar a natureza para qualquer ambiente, independente das condições que este apresente, um dos desafios que nos foi apresentado foram os ambientes fechados com pouco acesso à iluminação natural. Precisávamos assim, encontrar uma outra forma que fosse capaz de fornecer luz para a realização da fotossíntese das plantas de nossos Jardins Verticais Naturais. Veio assim, a solução através das lâmpadas fotossintéticas de LED, que contam com a capacidade de reproduzir e simular a luz solar. 

Compreendemos a construção de um Jardim Freedom a partir de um ciclo de elementos, que incluem: o Sistema Conecta ®, as plantas, a estrutura, a irrigação, a iluminação, o acabamento e por conseguinte, a manutenção. Cada item desse ciclo, faz com que entregamos para nossos clientes o melhor Jardim Vertical que há no mercado. Já, as etapas da construção dividem-se em quatro: Quote, Design, Install e Mantain.

Durante o Quote, após o contato inicial com o cliente, temos coletadas  suas informações principais, de senvolveremos um orçamento personalizado de acordo com suas necessidades. Nele, você encontrará todos os seus detalhes sobre a construção de seu Jardim Vertical: peças necessárias para a estrutura do sistema de irrigação, quantidade de plantas, sugestões de espécies e previsão de instalação. Na etapa de Design, para garantir o perfeito desenvolvimento de seu Jardim, faremos uma visita técnica ao local de instalação. A partir dela, desenharemos o projeto completo, com sistema de irrigação, estrutura de fixação e grafismo vegetal. 

Partindo para o Install, é aqui que começam os processos de instalação. Esse é o momento em que, de acordo com o projeto aprovado, prepararemos todos os materiais que serão cortados, furados e pré-montados diretamente em nossa sede, afim de minimizar a quantidade de resíduos durante a instalação. As plantas já chegarão nos vasos, sem que haja a manipulação de terra no local. Assim minimizamos a sujeira e os níveis de ruído sonoro, maximizando a eficiência durante a instalação. Após instalado seu Jardim Freedom, temos o Mantain. Chegou o momento em que seu Jardim Vertical Natural é acompanhado de perto por durante 3 meses, para garantir o funcionamento de toda estrutura e também acompanhar a adaptação das plantas escolhidas. Nesse período nossa equipe te ajudará a cuidar do seu Jardim. 

Hoje, depois de anos de pesquisa, protótipos e estudos que unem sustentabilidade, tecnologia e engenharia, concebemos um sistema que é capaz de levar a natureza para todos os ambientes possíveis. Fornecendo as melhores condições existentes para a vida florescer, embelezando espaços e trazendo maior qualidade de vida para as pessoas que neles habitam. E você? Gostou de saber um pouco mais sobre a tecnologia dos Jardins Verticais? Ficou com vontade de instalar um Jardim Freedom no seu espaço também? Entre em contato com a gente e #respirefreedom. 

Depois de longos processos envolvendo pesquisas, protótipos e testes nasceram os Jardins Freedom. Quer saber um pouco mais sobre a tecnologia envolvida nisso tudo? Clique aqui e se informe com  a gente! 

Compartilhe

Posts RELACIONADOS

Hera

Hera e sua abundância em propriedades medicinais

Dando sequência às nossas postagens de apresentação das plantas presentes em nossos Jardins Verticais Naturais temos a Hera. Conhecida cientificamente como Hedera helix L., é uma planta da família das Angiospermas, originária da Europa Central e Ocidental.

Você já ouviu falar em Design Biofílico? Sabe o que isso significa?

Sendo assim, o Design Biofílico trata-se da utilização da natureza em ambientes urbanos, com a finalidade de trazer mais conforto e qualidade de vida. É o que fazemos aqui na Freedom Walls transformamos ambientes e a vida das pessoas que neles habitam através do poder da natureza e do contato com as plantas

Jaraguá do Sul – Santa Catarina
(47) 98828 6877
jardinsverticais@freedomwalls.com.br
Jaraguá do Sul – Santa Catarina
(47) 98828 6877
jardinsverticais@freedomwalls.com.br