fbpx

Você já ouviu falar em Design Biofílico? Sabe o que isso significa?

Feche os olhos e imagine-se em um lugar que te faça sentir feliz e relaxado. Provavelmente, para muitas pessoas, realizar esse exercício faz lembrar da conexão com a natureza. Estar com contato com o verde, respirar fundo, pisar na grama de pés descalços e ouvir o barulho das ondas do mar são exercícios que nos trazem bem-estar e vários outros benefícios para a saúde humana. Nisso, apresentamos o conceito de Biofilia: o amor pela natureza ! Do grego, Bio, quer dizer vida e filia, significa, amor. Sendo assim: amor à vida, termo utilizado pela primeira vez em 1964, pelo psicanalista, filósofo humanista e sociólogo alemão Erich Fromm. Porém, difundido apenas 20 anos depois, nos anos oitenta, pelo Biólogo Edward O. Wilson, ao lançar o livro de título “Biofilia”, explicando a relação, a conexão e a afinidade inata dos seres humanos com o mundo natural.

Sendo assim, o Design Biofílico  trata-se da utilização da natureza em ambientes urbanos, com a finalidade de trazer mais conforto e qualidade de vida. É o que fazemos aqui na Freedom Walls: transformamos ambientes e a vida das pessoas que neles habitam através do poder da natureza e do contato com as plantas! O Design Biofílico  não se trata apenas de deixar os ambientes mais bonitos, mas de trazer os benefícios comprovados do contato com a natureza para os seres humanos e para a cidade. Stephen R. Kellert e Judith H. Heerwagen escreveram uma frase que resume muito bem isso em seu livro Design Biofílico : “Design biofílico não é sobre colocar mais verde nos prédios ou simplesmente melhorar seu apelo estético inserindo árvores e arbustos… É muito mais, é sobre o lugar da humanidade na natureza, e lugar do mundo natural na sociedade humana”.

A Biofilia é instintiva e ancestral

Nos dias atuais, o ser humano tem ocupado bem mais espaços internos do que externos. O que faz destacar a importância do Design Biofílico, que tem como função trazer a natureza para esses espaços fechados, resgatando nossa essência interior. A Biofilia é instintiva e ancestral. Quando rememoramos e resgatamos nossos antepassados, percebemos que a maior parte de nossa evolução se deu em ambientes selvagens, como a floresta, por exemplo. Toda nossa evolução, o processo de perceber os espaços, nossas funções motoras, entre outras etapas de nosso desenvolvimento se deram por conta do contato direto com a natureza. O desenvolvimento do capitalismo, da urbanização e o avanço da tecnologia fizeram com que nos afastássemos de ambientes naturais. Desconectando-nos de nossa ancestralidade, nosso habitat migrou da natureza para espaços urbanos.

Afim de reduzir os danos, surge o Design Biofílico, que inclui sistemas e processos naturais à paisagens construídas. Ajudando-nos na concentração, reduzindo estresse, melhorando a acústica e o nível de concentração de poeira em ambientes fechados inseridos no meio urbano. É cientificamente comprovado que a conexão com a natureza pode nos auxiliar trazendo benefícios  tanto para ambientes, quanto para saúde de pessoas. Clicando aqui você pode se informar mais sobre os benefícios do convívio diário com plantas, através de nosso ebook.

Design Biofílico na prática

Um ambiente pobre em natureza, pode produzir prejuízos à nossa saúde. Assim como ambientes ricos em elementos naturais nos proporcionam sensação de bem-estar, conforto e acolhimento, nos deixando mais felizes, amorosos e produtivos. Exercendo conscientemente o ato de incluir plantas aos nossos ambientes, temos nosso sistema inconsciente afetado e, dessa forma, beneficiado. Incluindo folhagens de planta, através do Design Biofílico, em seu ambiente de trabalho, você pode tornar-se mais produtivo, focado e, em consequência, menos estressado. Aliado à projetos arquitetônicos, o Design Biofílico pode se dividir em três grupos de padrão: natureza no espaço, analogias naturais e natureza que proporciona o espaço.

Para além de seus benefícios estéticos e à saúde de ambientes e de pessoas, o Design Biofílico é também capaz de estimular nossa criatividade. A partir do momento que nos propomos a decorar os espaços internos e externos não só com objetos físicos, mas também com plantas. Fundamentais à saúde, plantas quando escolhidas da maneira correta, podem colaborar profundamente com designs de interiores e projetos arquitetônicos. Plantas tem o poder de estimular o senso de pertencimento, fazendo com que as pessoas se conectem afetivamente e por consequência, tornarem-se mais amorosas e gratas. E esse contato não precisa acontecer necessariamente de forma visual, já foi comprovado cientificamente que pessoas só de estarem em ambientes com plantas são capazes de sentirem-se mais felizes. Já imaginou trabalhar perto de um Jardim Vertical Natural  Ou quem sabe inserir um Jardim Freedom  na área de lazer de sua casa?

Adote o Design Biofílico com os Jardins freedom

Quando se pensa em natureza, como por exemplo plantas, nos ambientes fechados, há um grande receio relacionado à manutenção por parte das pessoas. Mas, para isso, temos a solução. Através do Sistema Conecta ®️  – nosso modelo patenteado de sistema próprio de vasos – desenvolvemos Jardins Verticais Naturais  que dão vida a até 36 plantas por m². O que garante que cada uma das plantas receba água e os nutrientes necessários de forma automatizada. O Sistema Conecta ®️ permite que a natureza se faça presente no ambiente que você desejar, seja na sua casa, no seu trabalho ou no seu lugar. Seus grandes diferenciais são a rega automatizada, a baixa manutenção, a facilidade na troca das plantas e um sistema livre de infiltrações, trazendo assim o benefício da conexão com a natureza para seu ambiente em espaço urbano. Nossa missão é trazer a natureza e, por consequência, a paz de espírito para os espaços urbanos. 

freedom-walls_jardim-vertical_-1

Com nossos Jardins Verticais Naturais, não há chance que aconteçam infiltrações. A água fica completamente contida dentro do sistema, ou seja, não há a necessidade de impermeabilizar a parede. Quando se trata da troca das plantas, essa é uma atividade que se dá de forma muito simples, prática e fácil. Como os encaixes dos vasos são independentes dos módulos, você pode modificar a composição do jardim de forma simples e quando quiser. Outra vantagem é que o sistema automatizado de irrigação por gotejamento faz a recirculação do excesso de água ou escoando-a para um dreno. Ficou com vontade de inserir o Design Biofílico aos seus espaços e promover maior qualidade de vida? Entre em contato com a gente e #respirefreedom !

Biofilia quer dizer amor à vida! Entenda nossa conexão ancestral com a natureza e a importância de trazê-la para os ambientes urbanos através do Design Biofílico.

Compartilhe

Posts RELACIONADOS

Hera

Hera e sua abundância em propriedades medicinais

Dando sequência às nossas postagens de apresentação das plantas presentes em nossos Jardins Verticais Naturais temos a Hera. Conhecida cientificamente como Hedera helix L., é uma planta da família das Angiospermas, originária da Europa Central e Ocidental.

Jaraguá do Sul – Santa Catarina
(47) 98828 6877
jardinsverticais@freedomwalls.com.br
Jaraguá do Sul – Santa Catarina
(47) 98828 6877
jardinsverticais@freedomwalls.com.br